FUNDAMENTOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Sobre o curso
Este curso oferece uma imersão nos fundamentos teóricos e históricos da educação especial, com foco especial na evolução para uma perspectiva de educação inclusiva. Destinado a educadores, gestores escolares, profissionais de apoio e estudantes de pedagogia, o programa visa construir uma compreensão sólida dos princípios que norteiam a educação especial e como esses princípios têm evoluído para abraçar a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais.
Os participantes serão conduzidos por uma jornada histórica, explorando as origens da educação especial, as mudanças significativas em políticas e práticas ao longo do tempo, e a crescente ênfase na inclusão como direito humano fundamental. Serão abordados temas chave como as teorias de aprendizagem aplicadas à educação especial, legislação relevante, modelos de inclusão escolar, e estratégias pedagógicas para atender à diversidade em sala de aula.
Além do alicerce teórico, o curso enfatiza a aplicação prática dos conceitos de educação inclusiva, oferecendo aos participantes ferramentas e técnicas para criar ambientes de aprendizagem acolhedores e eficazes para todos os alunos. Serão discutidos desafios comuns e soluções inovadoras para promover a participação plena e o sucesso educacional de estudantes com necessidades especiais em contextos educacionais inclusivos.
Ministrado pela facilitadora Mamary Lopes.
Conteúdo do curso
MÓDULO 1
-
AULA 1
50:47 -
AULA 2
01:21:49 -
AULA 3
01:45:54 -
AULA 4
01:45:54